in

Cães Rottweiler – fatos, dicas e curiosidades sobre a raça alemã

Os cães da raça rottweiler são conhecidos pelo porte robusto e super-protetor, mas também podem ser surpreendentemente amigáveis e sociáveis, quando bem educados.

Excelentes guardiões, os ‘rotts’ cumprem como ninguém o papel de proteger o ambiente e a propriedade seus tutores, seja ele qual for. Se criados desde filhotes para amar uma família, serão cães afáveis e carinhosos com todos – dos adultos às crianças. Em suma, tudo depende do seu processo de socialização.

Nos primórdios, os rottweilers foram originalmente criados para serem cães de caça. Mais tarde, eram usados ​​para puxar carroças para açougueiros. Não muito tempo depois, se tornaram os primeiros cães policiais e serviram com honra nas forças armadas de diferentes nações.

Na era contemporânea, se tornaram excelentes amigos e protetores familiares. Os novatos com animais de estimação devem tomar cuidado, pois esses cães são fortes e intensos. Eles precisam de cuidados e treinamento experientes. Tutores consistentes e enérgicos encontrarão um amigo amoroso, fiel e inteligente para o resto da vida.

Informações sobre a raça

Como o mítico herói grego Hércules, o Rottweiler é forte e verdadeiro com um coração amoroso. Carinhosamente chamada de Rotties ou Rotts, a raça teve origem na Alemanha, onde era usada para conduzir gado e puxar carroças para fazendeiros e açougueiros.

Essa herança se reflete no peito largo e no corpo musculoso do Rottie. Quando ele se move, exibe força e resistência, mas quando você olha em seus olhos, vê uma feição que expressa suavidade, inteligência, alerta e destemor.

Um Rottweiler bem criado é calmo e confiante. Ele é tipicamente indiferente em relação a estranhos, mas nunca tímido ou medroso. Os rottweilers exibem uma atitude de “esperar para ver” quando confrontados com novas pessoas e situações. Quando essas características se combinam como deveriam, o Rottweiler é um cão de guarda natural, de temperamento brando, que faz sucesso não só no trabalho policial, militar e aduaneiro, mas também como amigo e protetor da família.

Os rotties têm um instinto natural de proteger suas famílias e podem ser ferozes em sua defesa. É essencial canalizar seu poder e proteção, proporcionando socialização precoce, treinamento e liderança firmes, justos e consistentes, e um trabalho regular a desempenhar. Quando isso não acontece, os rottweilers podem se tornar valentões perigosos, em vez dos guardiões amigáveis ​​que deveriam ser.

Esses cães caminham sobre uma linha tênue entre proteção e agressividade. Se eles não forem cuidadosamente criados para um temperamento calmo e inteligente e adequadamente socializados e treinados, eles podem se tornar excessivamente protetores. Isso pode soar como você deseja, mas um Rottie que não tem a capacidade de discriminar situações é perigoso para todos que encontra.

Você deve ser capaz de fornecer ao seu rottweiler uma liderança na qual ele possa confiar e respeitar, sem recorrer à raiva ou à força física. Caso contrário, ele assumirá o papel de chefe para si mesmo. Com um cão tão poderoso e inteligente como o Rottweiler, esta é uma receita para o desastre.

Apesar do que você pode ter ouvido, rottweilers não são temperamentalmente violentos. Rotties bem educados e socializados são brincalhões, gentis e amorosos com suas famílias. São fáceis de treinar se tratados com respeito e são ótimos companheiros.

Curiosidades

  1. Os rottweilers são cães de grande porte poderosos e, como tal, requerem ampla socialização e treinamento desde a primeira infância.
  2. Mesmo se você treinar e socializar bem seu Rottweiler, tenha ciência que poderá estar sujeito a julgamentos antecipados, às vezes injustos sobre seu cão, talvez até mesmo tendo alegações falsas feitas sobre ele e suas atividades, por aqueles que o temem.
  3. Por causa do preconceito atual contra cães como Rottweilers e alegações de que eles podem ser perigosos, você pode ter que carregar um seguro de responsabilidade extra para possuir um, dependendo das leis em sua cidade.
  4. Os rottweilers amam as pessoas e querem estar com suas famílias. Se forem deixados sozinhos por longos períodos de tempo ou não receberem exercícios adequados, eles podem se tornar destrutivos.
  5. Se criados com crianças, eles devem ser dar muito bem com eles. Os doguinhos devem ser ensinados, no entanto, o que é um comportamento aceitável com crianças. Além disso, devido ao seu tamanho exacerbado, pode fazer com que as crianças caiam e se machuquem. Além disso, alguns rottweilers têm um forte impulso de caça e podem ficar muito animados quando as crianças correm e brincam. Sempre supervisione seu Rottweiler quando ele estiver perto de crianças.
  6. Se você tem um Rottweiler adulto, introduza novos animais, especialmente cães, com cuidado. Rottweilers podem ser agressivos com cães estranhos, especialmente aqueles do mesmo sexo. Sob sua liderança, entretanto, seu cão provavelmente aprenderá a coexistir pacificamente com seu novo companheiro.
  7. Os rottweilers exigem algumas caminhadas ou brincadeiras de 10 a 20 minutos diariamente.
  8. Eles têm uma pelagem dupla que cai na primavera e no outono, moderadamente durante o resto do ano.
  9. Muitos rottweilers roncam.
  10. Se a ingestão de alimentos não for monitorada, os Rotties tendem a comer demais e podem ganhar peso.

Para ter um cão saudável, nunca compre um filhote de um criador irresponsável, fábrica de filhotes ou pet shop. Procure um criador de boa reputação que teste seus cães reprodutores para ter certeza de que estão livres de doenças genéticas que podem passar para os filhotes e que têm temperamentos saudáveis.

Tamanho

Os machos geralmente têm de 61 a 69 centímetros de altura na cernelha e pesam de 50 a 60 quilos. As fêmeas normalmente têm de 56 a 64 centímetros de altura e pesam de 35 a 48 quilos.

Personalidade

O Rottweiler ideal é calmo, confiante e corajoso, nunca tímido. Ele tem um distanciamento autoconfiante e não faz amizade com as pessoas imediatamente ou indiscriminadamente.

Em vez disso, adota uma atitude de esperar para ver com novas pessoas ou situações. Com sua família, ele é afetuoso, sempre os seguindo pela casa. Ele tem um desejo inerente de proteger sua família e propriedade, mas nunca deve ser agressivo com as pessoas sem justa causa. O Rottweiler é inteligente e adaptável aos ambientes.

Você verá algumas diferenças entre os sexos. Os machos são quietos, mas vigilantes, avaliando constantemente seus arredores em busca de ameaças. As fêmassão um pouco mais fáceis de controlar e podem ser mais afetuosas. Ambos são altamente treináveis, mas podem ser teimosos.

O temperamento é afetado por vários fatores, incluindo hereditariedade, treinamento e socialização. Filhotes com bom temperamento são curiosos e brincalhões, dispostos a se aproximar das pessoas e ser abraçados por elas. 

Como todo cão, os rotties precisam de socialização precoce – exposição a muitas pessoas, imagens, sons e experiências diferentes – quando são jovens. A socialização ajuda a garantir que seu filhote cresça e se torne um cão equilibrado. 

Saúde

Os rottweilers são geralmente saudáveis, mas, como todas as raças, são propensos a certos problemas de saúde. Nem todos os Rotties pegarão alguma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver considerando esta raça.

São elas: Displasia do quadril, Dyplasia do cotovelo, Osteossarcoma, Dilatação gástrica-volvo (GDV), Panosteíte (Pano), Hipotireoidismo.

Cuidado

É importante que os rottweilers vivam em casa com sua família. Se forem deixados sozinhos no quintal o tempo todo, podem ficar entediados, destrutivos e agressivos. Embora sejam grandes, os rottweilers ficam inativos em ambientes fechados.

Um rottweiler é uma pessoa caseira, mas exige um quintal cercado não apenas para protegê-lo do tráfego, mas também porque pode ser agressivo com outros cães e estranhos que entrem em sua propriedade.

Alimentação

Quantidade diária recomendada: 4 a 10 xícaras de alimentos secos de alta qualidade por dia, divididos em duas refeições.

Observação: o quanto seu cão adulto come depende de seu tamanho, idade, constituição física, metabolismo e nível de atividade. Os cães são indivíduos, assim como as pessoas, e nem todos precisam da mesma quantidade de comida. É quase desnecessário dizer que um cão altamente ativo precisará de mais do que um cão viciado em televisão. A qualidade da comida de cachorro que você compra também faz diferença – quanto melhor a comida de cachorro, mais longe ela irá para nutrir seu cachorro e menos você precisará sacudir na tigela dele.

Cor da pelagem e aparência

Os rottweilers têm uma pelagem dupla curta, reta e grossa. A pelagem externa é de comprimento médio, mais curta na cabeça, orelhas e pernas; o subpelo é encontrado principalmente no pescoço e nas coxas. A quantidade de subpelo que o seu Rottie tem depende do clima em que vive.

Crianças e outros animais de estimação

Como citamos acima, os rottweilers geralmente gostam de crianças, especialmente se foram criados com elas. Quando estão perto de crianças, especialmente as mais jovens, elas devem ser supervisionadas porque os cães são muito grandes e fortes. Por causa de sua herança como condutores de gado, eles têm a tendência de se inclinar e empurrar e podem derrubar acidentalmente uma criança com uma cabeçada.

Eles provavelmente são mais adequados para lares com crianças mais velhas que entendem como interagir com cães. Também é importante supervisionar seu Rottweiler sempre que seus filhos receberem amigos. 

Quando Rottweilers são criados com outros cães e gatos, eles geralmente se dão bem com eles. Eles podem ter problemas com cães estranhos ou cães adultos que são introduzidos em casa, sendo intolerantes com cães do mesmo sexo. Com seu treinamento e orientação, no entanto, eles devem aceitar novos animais pacificamente. Mantenha seu Rottie na coleira em ambientes públicos para evitar agressões ou beligerância contra outros cães.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Gabriel Pietro

Gabriel mora em Beagá e é redator do Razões desde 2016. Entrou no mundo da escrita meio que por acaso, ainda no ensino médio. Já escreveu em blogs de astronomia, sociologia, curiosidades, humor, animais e até moda. Adora ler (sobre tudo!), escutar música e viajar. Mantém os pés no chão e a cabeça nas estrelas: aqui na Terra respira política, mas seu maior sonho mesmo é vê-la do espaço.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Raça Shih Tzu: Saiba tudo sobre esses cachorrinhos

Fiocruz identifica cão e gato com anticorpos contra novo coronavírus