in

Raça Shih Tzu: Saiba tudo sobre esses cachorrinhos

Os cães da raça shih tzu são bem conhecidos por seus olhinhos ‘esbugalhados’ e escuros, de feição simpática e expressão hospitaleira. Logo, não é nenhuma surpresa que os tutores de cachorros dessa raça sejam encantados por eles há pelo menos mil anos, época em que os shih tzus foram criados.

Afetuosos, inteligentes e amigáveis, os shih tzus foram desenvolvidos na China. Enquanto no Brasil pronunciamos “chi-tsú”, por lá os chineses pronunciam “sher-zer”, uma referência ao seu passado majestoso.

Com expectativa de vida entre 10 e 16 anos, esses doguinhos pesam entre 4 e 7,2 kg e medem de 20 a 28 centímetros de altura (tanto machos, quanto fêmeas). Hoje, eles podem nascer com uma imponente e sedosa pelagem preta, branca, tigrada, fígado e branco, castanho (claro e escuro), preto e branco e até dourada.

Fofos que só eles, os shih tzus são naturalmente astutos e amorosos com seus tutores – sejam eles grandes ou pequenos. Logo, se dão bem com as crianças.

Em seus primórdios, foi criado para ser um cão de pequeno porte destinado a passar a maior parte do dia dentro de palácios reais, na companhia do imperador. Hoje, é um ótimo animal de estimação se você mora em um apartamento ou não tem um quintal grande.

Shih Tzu

Alguns cães vivem para cavar buracos e perseguir gatos, mas a ideia de diversão de um shih tzu é sentar-se em seu colo e agir de maneira adorável enquanto você tenta assistir TV. Confira abaixo alguns fatos e curiosidades sobre esses doguinhos tão queridos!

Nutrição

Os cães da raça shih tzu precisam de fontes alimentares de alta qualidade, sejam elas fabricadas comercialmente ou preparadas em casa com a supervisão e aprovação de seu veterinário.

Qualquer dieta deve ser adequada à idade do cão (filhote, adulto ou idoso). Alguns cães têm tendência a ficar acima do peso, por isso, preste atenção ao consumo de calorias e ao nível de peso dele. As guloseimas podem ser uma ajuda importante no treino, mas dar demasiadas pode causar-lhe obesidade.

Tenha sempre ciência de quais alimentos humanos são seguros para cães e quais não são. Verifique com seu veterinário se você tem alguma dúvida sobre o peso ou a dieta de seu cão. Água limpa e fresca deve estar disponível o tempo todo para o seu doguinho!

Cuidados

Um Shih Tzu com pêlo longo requer escovação diária. Use uma escova de aço de boa qualidade com pontas flexíveis para garantir que alcance todo o comprimento da pelagem.

Um banho a cada três ou quatro semanas ajudará a manter o pêlo limpo e em sua melhor forma. Lembre-se de pentear o bigode e o topete diariamente e limpar suavemente o canto dos olhos dele com um pano úmido.

Para proteger os olhos do Shih Tzu de irritação, o cabelo no topo da cabeça deve ser cortado curto ou amarrado em um topete. Ah, e aparar as unhas e limpar as orelhas dele deve fazer parte da rotina de higiene semanal.

Atividade física

O shih tzu foi criado para ser um companheiro de casa. Como tal, requer exercícios físicos levess. Caminhadas curtas diárias com o proprietário e brincadeiras domésticas irão satisfazer as necessidades de atividades deste pequeno companheiro de pernas curtas.

Adestramento

Treinar um Shih Tzu pode ser divertido, mas também frustrante. A raça tende a encantar seu dono a deixá-lo seguir seu próprio caminho, o que pode resultar em um animal de estimação rechonchudo e mal domesticado, difícil de cuidar.

Como os Shih Tzu são cães desse tipo, métodos de treinamento baseados em elogios e recompensas funcionam melhor. Correções ásperas não devem ser usadas com esta raça. Apresente o comportamento desejado aos poucos, seja firme e nunca ceda enquanto o cão estiver se comportando mal.

Se ele beliscar ou pular em cima de você, ignore-o até que ele se acalme e, em seguida, elogie-o. Aulas de socialização precoce são recomendados e ajudam a garantir que o Shih Tzu se transforme em um companheiro bem ajustado e bem-educado.

Saúde

Por causa de sua pelagem pesada e rosto curto, os Shih Tzus não toleram bem o calor e não são bons nadadores.

Boa parte deles são em grande medida saudáveis e os criadores responsáveis examinam seus animais quanto a condições de saúde, como displasia do quadril, luxação patelar (rótula escorregada), anomalias oculares, incluindo catarata, atrofia progressiva da retina, descolamento da retina e secura corneana, e inflamação devido a exposição excessiva ao ar poluído.

História

Caso você adote um shih tzu para seu lar, saiba que terá um pouco da história chinesa. Isso porque eles foram desenvolvidos por criadores imperiais da China – Shih Tzu significa ‘Cão Leão’.

A raça é provavelmente o produto de cruzamentos de duas raças sino-tibetanas ainda mais antigas, a Lhaso Apso e a pequinês.

Por centenas de anos, os shih Tzus viveram como reis, sendo mimados por famílias nobres (além da própria família real chinesa).

Eles permaneceram escondidos atrás das paredes do palácio, virtualmente desconhecidos do mundo exterior, até a década de 1930. Clubes de raças formados em Pequim e mais tarde na Inglaterra refinaram ainda mais a raça, não sem muito debate entre os columbófilos quanto ao tipo apropriado. O Shih Tzu se tornaram uma raça certificad pela AKC (American Kennel Club), por fim, em 1969.

Desde então, esses doguinhos chineses têm sido um dos cachorros de pequeno porte mais populares no Brasil – e no mundo. E eles ainda tratam seus proprietários, não importa quem sejam, como da realeza. Proprietários tão diversos como a Rainha Elizabeth II e Miley Cyrus sucumbiram aos encantos exóticos dos Shih Tzu. O próximo a ficar encantado pode ser você!

This post was created with our nice and easy submission form. Create your post!

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Gabriel Pietro

Gabriel mora em Beagá e é redator do Razões desde 2016. Entrou no mundo da escrita meio que por acaso, ainda no ensino médio. Já escreveu em blogs de astronomia, sociologia, curiosidades, humor, animais e até moda. Adora ler (sobre tudo!), escutar música e viajar. Mantém os pés no chão e a cabeça nas estrelas: aqui na Terra respira política, mas seu maior sonho mesmo é vê-la do espaço.

Menina de 6 anos procura por cachorro que sumiu em Vicente Pires

Cães Rottweiler – fatos, dicas e curiosidades sobre a raça alemã